sábado, 27 de novembro de 2010

Automedicação causa 20 mil mortes por ano no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco.
Um costume cultural que ganhou forma com o passar do tempo. A automedicação no Brasil teve origem no período colonial, em plena colonização portuguesa. Na época, a saúde ficava nas mãos dos boticários, que prescreviam receitas sem embasamento científico para a população. Quase três séculos depois, muitos brasileiros se dirigem diretamente às farmácias para solucionar problemas de saúde, como dores de cabeça e crises de pressão arterial. Porém, longe de ser apenas uma prática cultural, a automedicação é responsável pela morte de 20 mil pessoas por ano no país, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma).
Segundo o professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Josimário João da Silva, os analgésicos, os antiinflamatórios e os antibióticos são os medicamentos mais usados pela população de forma incorreta. Porém, por traz de um remédio aparentemente inofensivo existe o perigo real do enfraquecimento das defesas naturais do corpo. “Um risco bastante comum é o consumo exagerado de antibióticos para gripes e resfriados. O paciente que faz esse uso irregular e chega à unidade de saúde para um caso mais grave não consegue reagir a essa medicação. Pois, as bactérias, como conhecem a fórmula, ficam mais resistentes e inibem a ação do antibiótico”, diz.
Os riscos da automedicação resultam em problemas quase cíclicos. Pois, o paciente que busca uma solução para uma enfermidade pode contrair outra. “O uso incorreto de medicação pode levar à depressão. Existem casos de adolescentes que estão passando por problemas pessoais e que correm aos remédios para solucionar os problemas. São casos que poderiam ser resolvidos com psicólogos. Esses adolescentes querem apenas chamar a atenção e não são orientados devidamente”, diz Josimário.
Um projeto da UFPE e com a orientação do professor Josimário pretende mudar essa realidade. No próximo 1º de outubro será lançada a “Cartilha de Orientação para o Uso Correto de Medicamentos”, que pretende orientar a população aos riscos da automedicação. A produção do material faz parte dos resultados de pesquisas e da disciplina do 6º período do curso no módulo de Bioética.
Segundo o professor Josimário João da Silva, a cartilha tem como objetivo alertar esses pacientes para os riscos dessa prática, mostrando os locais onde os remédios são vendidos de forma criminosa, como sites da internet. “Mostramos os perigos do uso de medicamentos de receita controlada que são consumidos sem prescrição, mas tudo isso numa linguagem clara e objetiva, com gráficos e linguagem para todas as idades. Ainda é bom mencionar que a cartilha será distribuída na rede de saúde do estado, como hospitais e clínicas”, destaca.

Nota:
Tem muitas autoridades contra a RDC44/10 que moraliza o comercio de antibióticos, para estas pessoas recomendo que leiam o artigo acima, não apenas como leitura simples, mas uma matéria para ser refletida e conscientemente fazer comentários construtivos e não passionais. Esta RDC tem que servir de exemplo para muitas outras que precisamos urgentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário