quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sucos Funcionais, Saudáveis ou Detox, são hoje uma realidade na saúde da sociedade brasileira...

Nota de C&T:
Atualmente é muito comum se ler artigos referentes a alimentos funcionais ou alimentos saudáveis, claro, ainda bem, a sociedade começa a entender que a natureza sempre foi a mesma, nos oferece sempre de tudo que precisamos.
Inúmeras indústrias de grande porte estão investindo no segmento alimentos funcionais, isso só mostra o quanto esse segmento é promissor e com isso a sociedade também ganha, não só ingerindo produtos naturais, mas como também alimentos funcionais, aqueles que são direcionados para cada indivíduo de acordo com suas necessidades.
Algumas indústrias estão investindo alto no aparelhamento de laboratórios com o objetivo de desenvolverem produtos naturais ricos em nutrientes de forma concentrada, visando assim um perfil de consumidor, que é maioria, que nem sempre pode preparar seu próprio alimento ou adquiri-lo em cozinhas comerciais, prefere tê-los ao seu alcance de forma prática e instantânea. É possível hoje consumir chás, sucos, bebidas vegetais como o leite de arroz, através de pós solúveis com doses específicas e confiáveis.
Nem todas as indústrias que oferecem alimentos saudáveis ou funcionais são merecedora de credibilidade. A experiência tem nos mostrado isso. Não deixem de ler o artigo abaixo...

"Aprenda a fazer 5 sucos funcionais em casa

Preparadas no liquidificador, as bebidas não devem ser coadas para manter as fibras e tornar a digestão um pouco mais lenta.

A busca por um estilo de vida saudável inclui hábitos como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e noites bem dormidas, a exemplo das celebridades que desfilam beleza diariamente. Um aliado na ingestão das vitaminas necessárias para o bom desempenho do corpo é o suco funcional. Diferentemente do tradicional, ele reúne diversos nutrientes e pode agir nas mais variadas funções, desde melhorar a pele e o cabelo até ajudar na definição muscular e no aumento do desempenho físico.

A nutricionista Danielle Milhão explica a importância do consumo desses alimentos naturais: “Os sucos industrializados não têm quase valor nutricional e costumam ser cheios de conservantes. O ideal é fazer a bebida em casa, com ingredientes frescos, e consumir em até três ou quatro horas depois de batido para não perder as propriedades. Outra dica essencial é não coar o suco, isso vai manter as fibras e, consequentemente, tornar a velocidade de absorção mais lenta e auxiliar na queima de gordura”.
Danielle lembra que as frutas devem ser bem lavadas e as folhas deixadas de molho em solução de água com uma colher de água sanitária para ficarem livres de qualquer impureza. “Também indico os produtos orgânicos para quem tem acesso em feiras e mercados ou pode cultivar em uma horta no quintal de casa. Esses alimentos são livres de agrotóxicos, o que é um grande investimento a longo prazo para a saúde”, completa.

Segundo a profissional, os alimentos não precisam ter baixíssimas quantidades de calorias para fazer bem à saúde: “Alguns sucos e vitaminas funcionais têm uma quantidade boa de calorias, mas ainda assim podem fazer parte do processo de emagrecimento porque deixam a pessoa saciada e bem nutrida. Assim, ela será capaz de manter uma alimentação balanceada sempre”.
Receitas
A nutricionista preparou cinco receitas de sucos e shakes funcionais com diferentes benefícios para o corpo. Ela ressalta que as bebidas devem ser batidas no liquidificador e que a quantidade de água varia de acordo com a preferência por mais ou menos consistência. Um produto especial para esse preparo é o novo liquidificador Philips Walita com frasco Duravita, que é ultrarresistente e não deixa cheiro. O produto também conta com um filtro que auxilia a coar o suco. “Quem gosta com textura de smoothie pode colocar cerca de 150 ml de água. Aqueles que preferem mais líquido, como suco, podem colocar cerca de 250/300 ml”, esclarece.


Energia Rápida
- 1 banana (70 g)
- 5 morangos
- 1 colher de sopa de quinoa ou amaranto (10 g)
- 4 cubos de gelo
- Água

Saciedade
- Suco de 3 laranjas
- 1 folha grande de couve ou 2 pequenas
- 1 rodela de limão com casca
- 1 colher de sopa de macadâmia picada (10 g)
- 1 colher-medida de whey protein (suplemento proteico em pó) de baunilha (20 g)

Desempenho
- 3 colheres de sopa de aveia (30 g)
- 1 colher de chá de canela em pó (5 g)
- 1 colher de sopa de mel (10 g)
- 1 maçã (150 g)
- 1 colher de sopa de amêndoas picadas (10 g)
- 200 ml de leite semidesnatado

Beleza da pele e do cabelo
- 10 amoras
- 10 mirtilos
- 1 fatia de abacaxi
- 1 fatia de mamão com sementes
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça (10 g)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 4 cubos de gelo
- água

Definição muscular
- 100 ml de clara de ovo
- 1 banana (70 g)
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar (10 g)
- 1 colher de sopa de cacau em pó (10 g)
- 1 colher de sopa de mel (10 g)
- 4 cubos de gelo
- Água"