sábado, 4 de maio de 2013

Refrigerantes causam 184 mil óbitos por ano no mundo

03/05/2013
As bebidas açucaradas, energéticas, refrigerantes e sumos de fruta bebem-se frescos e em qualquer altura do ano. Muitas vezes são a bebida preferida dos mais novos. Porém, estas bebidas não se limitam a engordar porque causam 184 mil mortes por ano, em todo o Mundo, revela um estudo da prestigiada Universidade de Harvard, nos EUA, e divulgado pela Associação Americana do Coração, avança o Correio da Manhã.


De acordo com os investigadores responsáveis pelo estudo, o consumo exagerado e regular de bebidas açucaradas é causa do aparecimento de diversas doenças, como a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares.


Segundo dados a que o CM teve acesso, as bebidas açucaradas causam 133 mil mortes por diabetes, 44 mil óbitos por doenças cardiovasculares e sete mil mortes por cancro.


Os investigadores sublinham ser possível melhorar a dieta alimentar, a saúde e qualidade de vida ao tomar uma medida bem simples: basta reduzir o consumo das bebidas açucaradas e refrigerantes.


João Nabais, presidente da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa, reconhece ao CM que as bebidas açucaradas e sumos não ‘light' "têm um teor de açúcar extremamente elevado".


"As pessoas não se lembram que quando bebem uma lata de uma ‘cola' qualquer equivale ao consumo de seis pacotinhos de açúcar. Essas calorias somam-se às de alimentos como a comida rápida", diz João Nabais.


O nutricionista Pedro Graça, director do Programa Alimentação Saudável, da Direcção-geral da Saúde, reconhece ao CM que as bebidas açucaradas "não têm valor nutricional". "Há a recomendação para que não sejam vendidas nas escolas, e os pais devem reclamar se estiverem à venda".


Nenhum comentário:

Postar um comentário