domingo, 16 de fevereiro de 2014

Propagandista da Indústria Farmacêutica


O Propagandista da Indústria Farmacêutica.

Ser Propagandista é mais do que ser Representante de uma Indústria Farmacêutica, trata-se de um profissional diferenciado no meio dos respeitados profissionais de vendas dos demais segmentos. Não é de hoje que escutamos falar sobre o Propagandista, porém a falta de conhecimento do papel desse profissional leva a muitos entenderem que ele é apenas um vendedor que busca no consultório médico convencer o Médico a prescrever seus produtos, é um equívoco, a venda é uma consequência da visita do Propagandista que leva muito mais do que a propaganda de seus produtos, leva a oportunidade de novos conhecimentos aos profissionais médicos no tocante ao segmento farmacêutico que é a cada dia mais dinâmico e exige canais de comunicação seguros entre as ciências médica, farmacêutica, fármaco economia e relações humanas, entre outras.

O intercâmbio de informações entre médicos e a Indústria Farmacêutica é uma prática antiga que sempre visou negócios e melhoramento na qualidade de vida dos pacientes. Não podemos negar que a Indústria Farmacêutica se tornou um marco no gigantesco mundo dos negócios da saúde graças às descobertas de novos tratamentos na busca da cura ou alivio dos males que atingem a humanidade, nesse contexto o Propagandista esteve sempre presente no consultório médico, nas reuniões científicas, nos congressos, nas universidades, centros de pesquisas, eventos científicos-sociais, etc. O Propagandista foi, é e será sempre um veículo de aproximação e integração das ciências farmacêutica e médica. Nada entre os humanos se desenvolvem sem a interação dos humanos e neste casamento de ciências os Propagandistas são testemunhas oculares.

O mundo do Propagandista ou Representante como muitos falam, não é um mar de rosas, mas não podemos negar que se trata de uma categoria privilegiada e agraciada com varias conquistas graças ao empenho de muitos abnegados que nela existem. Ser Propagandista significa se disponibilizar para investir no conhecimento, lealdade absoluta a empresa para qual trabalha se distanciando muitas vezes da família durante décadas no cumprimento de suas obrigações, viagens constantes, jornadas diárias acima da média dos demais profissionais, muitos trabalham mais de 12 horas por dia se deslocando de uma localidade para outra, estudos específicos constantes, reuniões e treinamentos cansativos entre muitas outras atividades. Apesar de toda correria, é comum encontrar um Propagandista em seu ambiente de trabalho sempre com um sorriso na face. Certa vez li um artigo escrito por um médico Alagoano citando que Propagandista expressa um sorriso até em velório. Na verdade, no perfil de um Propagandista consta sempre um profissional alegre, sorridente e feliz com o que faz.

O Propagandista a cada dia precisa ser um guerreiro, aquele que não baixa a guarda, sempre aprimorando cada vez mais o seu potencial estratégico assegurado por investimentos no conhecimento, na habilidade com novos processos tecnológicos sem desprezar suas principais habilidades; o poder de persuasão, resiliência e comportamento humano que assegure as relações interpessoais. Ser Propagandista é muito mais do que ser um Representante da Indústria Farmacêutica, é ser um profissional especialista em fortalecer elos da ciência com as pessoas que estão envolvidas no gigantesco negócio da saúde.

Existe um tripé colaborativo indispensável no exercício da cura, descoberta de novas drogas e descoberta de novas doenças, formado por: Ciência Médica, Ciência Farmacêutica e Indústria Farmacêutica. Na falta de uma delas a humanidade não teria a cura ou alívio dos sintomas de suas doenças, melhor qualidade de vida e aumento de sua expectativa. O Propagandista circula entre estes três pilares fortalecendo a relação entre eles.

Texto de Edson Teófilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário