quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Brasileiros lideram pesquisa de consumo de celulares e TVs HD. (Consultoria Accenture)

Nota de C&T: Vivemos ou não vivemos em um país de contradições? Temos mais de 14 milhões de brasileiros que não sabem escrever o nome, filas intermináveis para se conseguir fazer exames de fezes no serviço público entre outros exames mais simples, centenas de pessoas deitadas em macas nos corredores dos hospitais públicos e até privados aguardando um leito, uma população carcerária crescente formada na sua grande maioria por pessoas de origem pobre e baixo nível educacional, as drogas presentes em todos os municípios do Brasil, entre outras mazelas que recai sobre nossa sociedade sem piedade.
Este mesmo país lidera os mercados de telefones celulares, TVs de alta definição, câmeras digitais e netbooks entre muitos outros segmentos. A pesquisa abaixo nos mostra muito bem este paradoxo.

Consumidores brasileiros lideraram as compras de telefones celulares, TVs de alta definição, câmeras digitais e netbooks em um estudo da consultoria Accenture.
A empresa ouviu 8 mil consumidores em oito dos principais países emergentes e industrializados em 2010.
A pesquisa anual sobre produtos e serviços eletrônicos, que destaca o surgimento de "um novo paradigma de consumidores de tecnologia", chama atenção para a sede dos países emergentes por produtos eletrônicos, comparados aos mercados mais estáveis dos países ricos.
"Com economias mais estáveis e riqueza crescente entre a classe média desses países, o apetite dos consumidores por tecnologia, especialmente móvel, é insaciável (nesses países)", diz o estudo.
Em contraste, nos países industrializados não apenas os mercados são mais maduros, como o efeito da crise econômica é sentido mais fortemente, o que reduz a disposição para gastos neste segmento.
A consultoria ouviu consumidores nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Rússia, Índia e China. Segundo relatório da Accenture, os grupos de entrevistados no Brasil, na Índia, China e Rússia são representativos das populações urbanas e semi-urbanas desses países.
Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um telefone celular no ano passado. A Índia vem em segundo lugar com cerca de 50% dos entrevistados respondendo positivamente, deixando o grupo da Rússia em terceiro com apenas 40%. Os entrevistados americanos aparecem apenas em 6º lugar na lista, com cerca de 20% dizendo ter adquirido um telefone celular em 2010.
Quase 30% dos entrevistados brasileiros afirmaram ter adquirido uma TV de alta definição – mesma proporção de consumidores que compraram uma câmera digital. Os percentuais verificados na China são 28 (TVs HD) e 22 (câmera digital). O Japão ocupa a quarta e última posição, respectivamente.
Os brasileiros já são os que mais detêm telefones celulares, aparelhos de DVD, TVs normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.
O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como "os gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem um", escreveram os autores do estudo.
Cerca de 93% dos entrevistados em todos os países disseram possuir um computador. No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado, proporção semelhante a da Índia, mas pouco atrás da China.
Os chineses lideraram disparado as compras de Smartphone (quase 40% compraram um aparelho no ano passado, comparado com menos de 20% dos brasileiros).
Queimando etapas
Smartphones e outros gagdets
podem deixar para trás os computadores
O estudo sugeriu que os mercados emergentes estão queimando etapas na aquisição de produtos eletrônicos, em comparação com a trajetória percorrida pelos mercados mais saturados dos países industrializados.
"Contrariando as percepções equivocadas mais comuns, um grande segmento de consumidores nos Bric está mais interessado nas tecnologias mais novas e inovadoras que em tecnologias mais baratas com menos funcionalidades", observou a pesquisa.
"As tendências indicam que algumas das novas tecnologias podem estar tornando outras obsoletas mais rapidamente."
Um exemplo é o computador, cujas taxas de crescimento nas vendas tendem a cair nos próximos anos, ao passo que a demanda por tablet PCs deve crescer 160%.
O estudo chega a questionar se, no futuro, um novo grupo de poucas e seletas tecnologias – computadores tablet, netbook, smartphone e leitores e-books – será capaz de deixar para trás o computador e outros equipamentos eletrônicos.
Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram a preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição, computadores e smartphones.
Entretanto, o estudo percebe uma diferença "marcante" entre os mercados emergentes e industrializados. Enquanto 40% dos respondentes da pesquisa nos países ricos disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em 2011, nos países Bric esse índice foi de apenas 9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário