Nota de C&T: Para quem pensa que o Nordeste só tem praia, carnaval e forró como atrativos turísticos, iremos mostrar uma pequena fatia de um mundo de oportunidades para quem gosta de viajar e apreciar a natureza.
Pato Mergulhão, ave comum na região que busca seu alimento à uma profundidade de até 20 metros nas águas do rio. |
Recentemente tive a oportunidade de conhecer o município de Piranhas no sertão do Estado das Alagoas e lá pude admirar a natureza e mais algumas obras do homem, entre elas a conservação arquitetônica de séculos passados.
O município de Piranhas fica banhado ao sul pelo Rio São Francisco (O Velho Chico) e, do outro lado do rio, fica o município de Canindé do São Francisco no Estado de Sergipe.
Na cidade de Piranhas tem uma parte conhecida como Piranhas Velha, ou seja, a parte mais antiga da cidade, onde tudo começou e é lá que podemos ver o prédio que hospedou Dom Pedro II quando o mesmo teve a felicidade de navegar nas águas do São Francisco. Há quem conte que o mesmo ficou encantado com um fenômeno natural nas águas daquele rio, conhecido como redemoinhos, que são movimentos provocados pela correnteza sobre as pedras no fundo do rio que ainda é navegável em seu leito natural. É um espetáculo à parte.
Grupo de turistas na grota de Angicos, junto ao local onde o bando do Cangaceiro Lampião foi morto. |
Partindo da cidade de Piranhas em direção à foz do São Francisco, após 40 minutos de navegação mais ou menos, a depender da embarcação usada, ancoramos em uma pequena praia, onde podemos iniciar uma trilha e visitar a grota onde o Cangaceiro Lampião foi assassinado junto com seu bando pelas forças policiais da época chamadas de volantes.
Da margem do rio até o local das mortes se faz uma trilha de 680 metros com o auxílio de um guia que repassa todas as informações sobre parte desse episódio até hoje retratado por muitos na região como um dos fatos mais significantes da história regional.
Trilha pela caatinga para chegar até a grota de Angicos. |
O lugar é paradisíaco, o banho nas águas do São Francisco é simplesmente renovador, a infra-estrutura não é uma das melhores para quem gosta de conforto, mas acredito que do jeito que está, dá todo um chame ao passeio. Tem um restaurante onde o barco atraca que serve muito bem pratos típicos, principalmente para quem retorna da trilha sob um calor considerável, próprio desta estação.
Retornando a Piranhas, após 4 horas de passeio podemos saborear pratos da região, como é o caso do Pirão de Pitu, um crustáceo típico da região, Baião de Dois (arribacão), entre outros. No final do dia nada melhor do que um cafezinho no Café da Torre, um ambiente muito agradável no mezanino da torre do relógio público. A cidade (antiga) é tombada pelo patrimônio nacional e nos proporciona muito aconchego.
A noite tem um clima muito agradável, uma estrutura de barzinho razoável e um espírito de muita paz e tranquilidade no ambiente. Estou me referindo mais à parte antiga da cidade, mas tem outras opções nas demais partes, pois se trata de uma cidade com mais de 12.000 habitantes. A cidade ainda conta com dois observatórios, o mais alto tem uma escadaria para acesso com 368 degraus.
Aproximação do local escolhido para o banho |
Outra excelente opção é o passeio na represa do Xingó. Este passeio é feito em barcos do tipo Catamarã com capacidade para transportar até 250 passageiros entre outras tantas embarcações, como escunas e lanchas.
Este passeio nos leva a conhecer e tomar um delicioso banho nos Cânions do Xingó, que são lindas formações rochosas talhadas pela natureza.
O passeio que se inicia e termina no Restaurante flutuante Carrancas, tem duração de três horas, incluindo uma parada para mergulho e uma maior aproximação dos Cânions em pequenas embarcações.
Recomendo que levem dinheiro em espécie, pois não recebem cartão de crédito ou débito, pasmem, mas me justificaram que é por não ter linha telefônica no lugar, nem sinal para celular suficiente mas, vale a pena! Fui com minha família, inclusive uma criança (meu filho, de 6 anos) e o passeio foi excelente e muito seguro. Recomendo.
Álbum de fotos:
Placa com os nomes dos cangaceiros que foram mortos juntos com Lampião |
Passeio de Catamarã no Velho Chico |
Formação rochosa conhecida como "pedra do japonês", às margens do rio |
Imagem de São Francisco às margens do rio. Uma homenagem feita pela população local ao Velho Chico |
Grota de Angicos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário