Nota de C&T:
Até quando vamos ler noticias sobre os riscos do Paracetamol? Está mais do que provado que esta substância é uma bomba relógio.
Enquanto a ANVISA não toma uma decisão, médicos e outros profissionais habilitados deveriam informar mais seus pacientes sobre esta droga, entre outras que oferecem riscos a saúde.
Paracetamol em um quadro de Dengue poderá ser um risco a mais de lesão hepática? É sabido que o fígado é um dos órgãos mais atingido por este vírus.
Eu não sou médico, portanto a resposta para esta pergunta acima cabe aos profissionais habilitados, mas eu perguntarei ao médico que porventura um dia me prescreva esta droga. Não é feio perguntar quando temos dúvidas.
Nota postada por Teófilo Fernandes.
Analgésicos com paracetamol podem causar danos ao fígado
A agência americana para o controle de medicamentos (Food Drugs Administration) informou nesta quinta-feira (13) que os remédios que contêm paracetamol (acetaminofeno), a substância ativa de muitos analgésicos como o Tylenol, devem advertir os consumidores sobre possíveis danos ao fígado.
A FDA pediu aos fabricantes que incorporem a advertência em seus rótulos e que limitem a dose de um comprimido a 325 miligramas, para reduzir os riscos para o órgão.
As mudanças não se aplicam aos medicamentos sem receita médica, mas a analgésicos combinados de prescrição médica como Percocet, Vicodin e Tylenol com codeína, explica Sandra Kweder, vice-diretora do gabinete de novos medicamentos da FDA.
- As overdoses de produtos combinados de prescrição médica que contêm acetaminofeno são responsáveis por quase a metade de todos os casos de dano ao fígado vinculado ao acetaminofeno nos Estados Unidos, muitos dos quais resultam em transplante de fígado ou morte.
A agência também advertiu sobre o perigo de ingerir álcool combinado com acetaminofeno, que já se sabe há muito tempo que afeta o fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário