Novartis recebe luz verde para a aquisição da Alcon
08/04/2011 - 14:40
Os accionistas da gigante farmacêutica Novartis aprovaram por esmagadora maioria a aquisição total do grupo de cuidados oftalmológicos Alcon, avança o site swissinfo.ch.
Numa reunião de assembleia-geral extraordinária esta sexta-feira, os 687 accionistas presentes, representando 48% das acções de emissão da Novartis, aprovaram a aquisição com quase 99% dos votos.
A companhia suíça vai pagar cerca de 52 mil milhões de dólares à Alcon, cujos accionistas já aprovaram o negócio, na passada quinta-feira.
A Novartis, que adquiriu cerca de 77% das acções da Alcon, compradas em etapas à Nestlé, estava a tentar adquirir 100% da propriedade da Alcon desde o início de 2010.
Mas a sua oferta inicial enfrentou uma dura resistência por parte do comité independente de direcção da Alcon, que repetidamente rejeitou a oferta por considerá-la "grosseiramente inadequada".
No final de 2010, a Novartis afirmou que estava disposta a aumentar a sua oferta aos accionistas minoritários e pagar 168 dólares por acção.
O presidente da Novartis, Daniel Vasella, explicou que a Alcon reapresentaria uma nova plataforma de crescimento no segmento dos cuidados oftalmológicos.
"A Novartis e a Alcon podem esperar lucrar com a combinação de investigação complementar e actividades de desenvolvimento e, finalmente, beneficiar doentes que sofrem de doenças oculares em todo o mundo", disse o responsável aos accionistas.
A Alcon, fundada no Texas em 1945, tem actualmente escritórios em 75 países e emprega aproximadamente 17 000 pessoas. As suas receitas no ano passado foram de 7,2 mil milhões de euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário