Johnson & Johnson paga 49 milhões euros para encerrar processo de corrupção
11/04/2011 - 09:29
A Johnson & Johnson (J&J) aceitou pagar 70 milhões de dólares (49 milhões de euros) para acabar com um processo em que era acusada de corrupção, anunciou o Ministério da Justiça dos EUA, noticia a AFP, citada pelo Jornal de Notícias.
O conglomerado empresarial de higiene e farmácia aceitou a resolução amigável com a entidade reguladora do mercado de capitais (SEC, na sigla em Inglês).
Em comunicado, a SEC indica que a J&J estava acusada de infringir a lei sobre a corrupção no estrangeiro, por pagar 'luvas' a médicos em vários países europeus e comissões ocultas no Iraque para obter contratos.
A SEC especifica que uma filial da J&J pagava, pelos menos desde 1988, comissões ocultas a médicos gregos que tinham seleccionado implantes cirúrgicos da J&J, a médicos e administradores hospitalares polacos que tinham atribuído contratos do grupo e a médicos romenos, por terem receitado produtos J&J.
As filiais da J&J também teriam pago retro-comissões no Iraque para obterem 19 contratos no âmbito do programa das Nações Unidas 'Petróleo por Alimentos'.
O grupo não desmentiu nem confirmou as acusações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário