Daiichi Sankyo começa a inscrever doentes europeus em ensaio clínico de fase final
26/04/2011 - 12:37
A Daiichi Sankyo anunciou que começou a registar doentes na Europa num grande ensaio multinacional de fase III do tivantinib (ARQ 197), avança a companhia em comunicado.
Tivantinib é um inibidor experimental c-MET dos receptores da tirosina-quinase em fase final de desenvolvimento clínico para o tratamento de cancro do pulmão de avançado de não-pequenas células (NSCLC) de células não escamosas.
O cancro do pulmão é uma doença devastadora. Na Europa, é um dos cancros mais comuns e uma das principais causas de morte por cancro entre homens e mulheres. O NSCLC é o tipo mais comum, representando cerca de 85% de todos os casos de cancro do pulmão.
"O cancro pulmonar é uma doença tão agressiva, com uma grande necessidade não atendida de tratamentos mais eficazes. As taxas de sobrevivência são ainda muito pobres quando comparadas com outros tipos de cancro comuns. Estamos muito satisfeitos por estar envolvidos neste processo e esperamos que o tivantinib prove ser uma opção de tratamento eficaz para as pessoas diagnosticadas com esta doença ", disse o professor Giorgio Scagliotti, Chefe do Departamento de Clínica e Ciências Biológicas em S. Luís Hospital, Orbassano (Torino), Itália, e principal investigador europeu no ensaio.
O estudo – conhecido como MARQUEE (Met inhibitor ARQ 197 plus Erlotinib vs Erlotinib plus placebo in NSCLC) – é um estudo aleatório, duplo cego, controlado, de tivantinib mais erlotinib versus placebo mais erlotinib em doentes que tenham recebido tratamento prévio para NSCLC de células não escamosas em estágio avançado. O objectivo principal do estudo é avaliar a sobrevida global nos pacientes com intenção de tratar (ITT). Os objectivos secundários incluem a sobrevida global na subpopulação de doentes EGFR (receptor do factor de crescimento epidérmico) selvagem; o tempo que os pacientes na população ITT vivem sem que a doença piore (sobrevida livre de progressão); e uma nova avaliação de segurança do tivantinib em associação com o erlotinib.
"Estamos muito satisfeitos por ter iniciado a inscrição na Europa e esperamos que este estudo de fase final venha confirmar os resultados observados com tivantinib na fase II. O cancro é uma grande preocupação na Europa e no mundo e a Daiichi Sankyo está comprometida com a descoberta e desenvolvimento de compostos para oncologia que possam ajudar a avançar o tratamento do cancro", disse Glenn Gormley, director e presidente do departamento de Ciência e Pharma Development da Daiichi Sankyo.
O estudo MARQUEE registará 988 doentes em 150 locais nos EUA, Canadá, Europa Oriental e Ocidental, Austrália e América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário