terça-feira, 26 de abril de 2011

Diretora da Sociedade Sergipana de Pediatria diz que profissionais não têm plano de carreira
25/04/2011 - 16:49

A médica Glória Teresa diz que a falta de pediatras em Sergipe não é diferente do que acontece no país

“A nossa realidade não é diferente da realidade nacional. A falta de pediatras preocupa”, afirma a diretora da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Teresa. A médica lembra que em Sergipe muitas salas de parto, principalmente no interior do Estado, não têm a presença de um pediatra e que os profissionais da capital estão sobrecarregados.

“No setor público, o aspecto financeiro está muito abaixo do que teríamos que ganhar. O financeiro não é atraente, mas o maior agravante é a falta de um plano de carreira que não atrai os profissionais. O salário e a falta de um plano de carreira não compensa o sacrifício”, desabafa Glória Teresa.

“Por falta de um plano o médico que entra no serviço público recebe o mesmo salário de um médico que estava no serviço há 20 anos”, fala.

A diretora da Sociedade Sergipana de Pediatria lembra ainda que a negociação com os planos de saúde iniciada em setembro do ano passado e finalizada em fevereiro deste ano colocou o Estado a um passo a frente das negociações. “Estamos tentando minimizar o impacto com uma melhor tabela de remuneração que foi negociada com os planos, mas só vamos perceber a médio prazo como anda o serviço e o atendimento nos consultórios”, salienta.

Hospitais

De acordo com o município o Hospital Zona Sul possui três médicos por turno 
No último domingo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde enviou nota ao Portal Infonet afirmando que o município dispõe de duas urgências pediátricas na capital. Na Maternidade e Hospital Beneficente Santa Isabel  (zona norte), e no Hospital Fernando Franco (zona sul).

A informação é que o Hospital Santa Izabel conta com 15 leitos de observação e 25 de internamentos. A equipe possui ainda dois pediatras por turno e um pediatra-diarista que atendem diariamente uma média de 80 a 100 pacientes de 0 a 12 anos.

No Hospital Fernando Franco possui três médicos pediatras por turno, dois pediatras-diaristas, um enfermeiro e 10 auxiliares e técnicos que atendem uma média de 90 crianças diariamente. A enfermaria, que já funciona no local, disponibiliza 15 leitos em duas salas de internamento pediátrico para atender casos de baixa e média complexidade e mais 16 leitos de observação.

O Hospital Santa Isabel fica localizado na Avenida Simeão Sobral , S/N - Bairro Santo Antônio. O telefone é (79) 3212-4900. Já o Hospital Fernando Franco fica localizado na avenida Doutor Tarcísio Daniel dos Santos - Farolândia, em frente à praça da Juventude do conjunto Augusto Franco. Telefone (79) 3179-3038.

Por Kátia Susanna

Fonte: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=112394&titulo=saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário