Nota de C&T:
Nota de C&T é baseada na matéria republicada na intégra abaixo deste quadro: "MSD e Sun Pharma em joint-venture"
Em 1995 a Knoll, na época uma empresa do conglomerado BASF, lançou uma linha de produtos chamada de BASFGenerix que causou impacto no mercado, pelo conceito de propagar para médicos produtos pela substância adicionada a marca do fabricante. Ex: Verapamil-BASFGenerix, Ambroxol-BASFGenerix, etc.
Quando assumi uma das gerências comerciais nas regiões Norte e Nordeste, escutei muitas críticas, primeiro por se tratar de um fabricante de marca produzindo genéricos, segundo por ninguém acreditar que viria logo em breve uma lei específica para genéricos, ou seja, vontade explícita do governo em mudar o mercado, cujo maior beneficiado seria o próprio governo, o que acabou acontecendo e é um sucesso até hoje.
As multinacionais ensaiaram um movimento contrário, mas o governo fez valer sua força aplicando o rigor da lei, e elas recuaram. Recuaram, mas ficaram atentas aos movimentos, e tão logo o mercado sinalizou que genéricos era bom e não tinha mais como este mercado dar errado, tais multinacionais partiram para investir nele, não competindo, mas comprando quem já tinha know-how para não correr maiores riscos. Todas que ensaiaram o movimento contrário já compraram ou estão para comprar empresas nacionais ou multinacionais conhecedoras deste mercado, além das parcerias e joint ventures diversas.
O governo brasileiro precisa ficar atento, se bobear volta tudo a ser como antes, a sociedade voltará a pagar o preço que a indústria determinar. A livre concorrência vai desaparecer. Primeira estratégia para confundir o público leigo: As empresas compradoras não mudam o nome do fabricante comprado, ou seja, você compra um medicamento genérico da Medley, mas não sabe que está comprando um medicamento da Sanofi-Aventis, compra um genérico da Teuto e não sabe que está comprando um medicamento da Pfizer, compra um da Bargamo e não sabe que está comprando da Amgen, entre muitas outras.
Não existe bandido neste filme? São todos mocinhos?
MSD e Sun Pharma em joint-venture
12/04/2011 - 09:54
A MSD, empresa líder mundial em cuidados com a saúde, e a Sun Pharma, uma grande empresa multinacional indiana do ramo farmacêutico, anunciaram a criação de uma joint venture para desenvolver, fabricar e comercializar novas combinações e formulações de genéricos inovadores de marca em mercados emergentes, avança o site Businesswire.
"A estratégia da MSD nos mercados emergentes é impulsionada por o nosso foco primordial na aplicação de inovação aos nossos negócios através da introdução de novos compostos para ampliar o nosso alcance em genéricos de marca inovadores", disse Kevin Ali, presidente da MSD para os mercados emergentes. "Ao juntar as nossas forças com as da Sun Pharma, estamos complementando o nosso portefólio de produtos inovadores com uma base sólida para atender as diversas necessidades dos pacientes, médicos e Governos nos mercados emergentes".
A parceria combina a já comprovada liderança e experiência da Sun Pharma em desenvolvimento rápido de produtos inovadores utilizando as tecnologias de plataforma própria da Sun Pharma Advanced Research Company Ltd ("SPARC") e a rede de produção de classe mundial da Sun Pharma com a experiência em desenvolvimento clínico e registo, bem como a ampla presença geográfica comercial da MSD.
As empresas disseram que irão focar-se em "genéricos inovadores de marca", que unem combinações de medicamentos utilizando plataformas de entrega de tecnologias planejadas para aumentar a conveniência para os pacientes nos mercados emergentes. A joint venture será estruturada através das respectivas subsidiárias da MSD e da Sun Pharma.
Detalhes financeiros da joint venture não foram divulgados.
"Esta joint venture reforça a nossa estratégia de formar parcerias para lançar produtos utilziando nossas tecnologias de entrega altamente inovadoras ao redor do mundo," disse Dilip S. Shanghvi, presidente e diretor administrativo da Sun Pharma. "A MSD tem uma reputação inigualável como empresa líder mundial, inovadora e impulsionada pela pesquisa na área farmacêutica. Estamos orgulhosos de nos associarmos a ela e ansiosos por começarmos a trabalhar juntos", acrescentou.
Especialistas estimam que na próxima década, os mercados emergentes devem ser responsáveis por 90% do crescimento mundial da indústria farmacêutica, com 75% desse crescimento sendo devido aos genéricos de marca. Nesses mercados, a crescente carga de doenças crónicas como as cardiovasculares, a diabetes e a hepatite, somada a uma população em crescimento e à prosperidade económica, estão a levar a um aumento na procura dos genéricos de marca.
"A MSD tem um legado respeitável no desenvolvimento de medicamentos e vacinas inovadores, com comprovada capacidade de impactar a saúde humana em nível global," disse Ali. "Estamos fazendo um grande progresso na execução de nossa estratégia de crescimento em mercados emergentes através do estabelecimento de novas parcerias e alianças estratégicas. Esta joint venture ajuda a nos colocar em posição de liderança em locais de crescimento acelerado".
A colaboração entre a MSD e a Sun Pharma será administrada por um Conselho Comum e uma equipa de liderança, composta de membros da alta administração das duas empresas.
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