Nota C&T:
A matéria " Pesquisa aponta diferenças de até 986,96% em medicamentos" não é uma das melhores, é falha e direcionada, assim como outras quando se trata do assunto medicamentos, mas alerta ao Governo, que se diz controlador dos preços de medicamentos, que existem falhas gritantes na hora de conceder reajustes de preços.
Como pode uma Indústria Farmacêutica brigar por reajustes de 5 a 6% anual e no dia seguinte praticar descontos de 90% para o comerciante repassar o que quiser ao consumidor?
Será que não temos Indústrias, Distribuidores, Atacadistas e Comerciantes fazendo milagres?
Nota postada por Teófilo Fernandes
Seg, 16 de Maio de 2011
Preços de medicamentos genéricos podem variar até 986,96%. Essa foi a maior diferença constatada pela pesquisa de preços de medicamentos da Fundação Procon-SP. A maior diferença de preço encontrada foi no medicamento Diclofenaco Sódico, 50 mg, com 20 comprimidos. O maior preço encontrado foi R$10,00 e o menor, R$ 0,92, o que representa uma diferença de 986,96%, R$ 9,08 em valor absoluto.
Entre os de referência, a maior diferença de preço encontrada foi de 134,90%, no medicamento Amoxil (Amoxicilina), da Glaxosmithkline, 500 mg, com 21 cápsulas. O maior preço foi R$ 49,00 e o menor, R$ 20,86, diferença de R$ 28,14.
Do total dos itens comparados, o estabelecimento Farma Conde, que fica na região Sul, foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (37 produtos dos 52 encontrados).
Comparando-se os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação, constatou-se que, em média, os medicamentos genéricos são 57,25% mais baratos do que os de referência, o que pode representar uma grande economia ao bolso do consumidor.
Por serem produzidos por diversos laboratórios, os medicamentos genéricos são, em geral, mais baratos. Mas é bom lembrar que um genérico de um mesmo laboratório também pode apresentar preços diferentes entre as drogarias/farmácias. Logo, é essencial a pesquisa de preços sempre aliada à recomendação e prescrição médica.
(MLC – Agência IN)
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