quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mutirão ajuda a identificar casos de glaucoma na população de Pirambu
05/05/2011 - 10:51
Programa do Ministério da Saúde em parceria com os municípios também garante a distribuição gratuita da medicação para tratamento da doença.
Fruto de uma parceria entre o governo federal e as prefeituras, o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma alcançou mais um município sergipano. Na última quarta-feira, 4, a população de Pirambu teve acesso fácil ao exame que detecta a doença. A prioridade foi dada aos pacientes com idade acima dos 40 anos, que apresentam fatores de risco, como diabetes, hipertensão e histórico de glaucoma na família.

Como a demanda foi maior do que a esperada, um segundo mutirão já está previsto para a segunda quinzena de junho. “Ao todo, foram realizados cerca de 400 exames, sendo que a expectativa era atender até 300 pessoas”, informou Rafael Marinho, secretário de saúde de Pirambu. Os pacientes com diagnóstico positivo receberam o colírio para tratamento e foram cadastrados para que todo mês recolham o medicamento junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os beneficiados, estava o casal Maria Dijaennis Alves Carneiro, 68 anos, e José Augusto de Magalhães Carneiro, 71. “A agente de saúde nos avisou em casa e, como já tenho glaucoma no olho direito, não poderia perder essa oportunidade”, contou dona Dijaennis, que apresentou a doença há cerca de um ano. “Mas eu não vinha usando o colírio porque custa muito caro. Não tenho condições de dar todo mês mais de R$ 100 em um só remédio”.
O mutirão, executado na Clínica de Saúde da Família pela equipe do Instituto de Oftalmologia de Sergipe (IOSE), foi organizado em etapas. “Os pacientes passaram primeiro pela tonometria, que mede a pressão intraocular (PIO); depois pelo teste de acuidade visual, que verifica a capacidade da visão a uma distância de seis metros; e, por fim, pela fundoscopia, feita pelo oftalmologista para saber como está a cavidade do olho”, explicou Evilânio Bonfim, coordenador da equipe.
Tendo como prestador de serviço o IOSE, o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma começou a operar em Sergipe há cerca de um ano e meio. Os primeiros municípios contemplados integram a regional de Itabaiana e desde fevereiro que as ações chegaram à regional de Nossa senhora do Socorro. Nessa microrregião, além de Pirambu, o programa já passou pelas cidades de Nossa Senhora das Dores, Capela, Maruim, Cumbe e Socorro.
 Fonte: Ascom Pirambu
Fonte secundária: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=112816&titulo=saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário