Distribuição de genéricos muda comportamento do mercado e aumenta o acesso dos remédios à população, aponta Abradilan
07/05/2011 - 07:21
Distribuidores regionais têm muita importância para que os medicamentos cheguem à população nas zonas periféricas.
O setor farmacêutico brasileiro teve expansivo crescimento impulsionado por uma serie de acontecimentos que ocorreram no País como a melhora na distribuição de renda, o aumento do consumo e a baixa taxa de desemprego. E para se ter uma idéia da importância do canal farma, o Brasil, segundo pesquisa do IMS Health, apresentada durante a palestra realizada na Abradilan Farma & HPC 2011, já representa 42% da demanda na América Latina.
Outro fator importante no mercado foi a expansão da distribuição dos genéricos para atingir maior número de pontos de venda no varejo. Assim a população de zonas periféricas passaram a ter mais acesso aos medicamentos, fazendo com que, consequentemente, as pequenas e médias redes de farmácia e drogarias crescessem.
“E é nesta hora que ressaltamos a importância dos distribuidores regionais. São eles os responsáveis por chegar às zonas mais distantes”, explica Geraldo Monteiro, diretor executivo da Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais) (ww.abradilan.com.br). De acordo com o estudo do IMS Health, de um total de 59.951 farmácias no Brasil resultando num faturamento de 34 bilhões de reais, 12.342 lojas são atendidas prioritariamente pelos distribuidores regionais e movimentam 4,4 bilhões de reais por ano.
Perspectivas-De fato, a Abradilan, que hoje conta com 116 associados, atesta o otimismo no setor. Uma enquete realizada recentemente pela associação, para avaliar as perspectivas de crescimento dos negócios para 2011, concluiu que: 27,87% deles projetam um crescimento de até 10% |.26,23% projetam um crescimento de 11 a 20% |.22,95% projetam um crescimento de 21 a 30%|.22,95% projetam um crescimento superior a 30%.
Já numa outra enquete, realizada para identificar as projeções de investimentos dos associados, mostrou que: .7,79% projetam investir na ampliação do Centro de Distribuição |.42,31% projetam investir na qualificação da equipe de colaboradores |.44,23% projetam investir na qualificação da equipe de colaboradores e na ampliação do centro de distribuição |.5,67% não irão fazer investimentos neste ano.
“Ou seja, observamos que 2011 será bastante promissor para os distribuidores, pois está na mão deles a garantia de maior alcance dos medicamentos das empresas produtoras e a sobrevivência do pequeno estabelecimento farmacêutico”, afirma Geraldo.
Abradilan [www.abradilan.com.br]-Constituída em 1998, a Abradilan – Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – é formada por empresários do segmento farmacêutico interessados em divulgar e aprimorar a distribuição de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro. Com 116 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços. A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2011, a 7ª edição do evento ocorreu em Belo Horizonte no mês de março movimentando R$ 210 milhões em novos neg ócios, recebendo mais de 16 mil visitantes. Em 2012, o evento será realizado em São Paulo, entre os dias 21 a 23 de março, no Transamérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário