15/10/2013
No Dia Mundial da Visão, que se assinalou a 10 de Outubro, a Novartis reforçou o seu apoio à comunidade mundial com deficiência visual através do lançamento da aplicação para Facebook “Retina App”. A aplicação simula a doença da retina, ilustrando de forma muito realista o impacto que a perda de visão pode ter na actividade diária do utilizador. A aplicação será lançada nas redes sociais, permitindo às pessoas com problemas de baixa visão e ao público em geral envolver-se nesta causa e a constituir uma comunidade de apoio, avança a Novartis, em comunicado de imprensa.
No Dia Mundial da Visão, que se assinalou a 10 de Outubro, a Novartis reforçou o seu apoio à comunidade mundial com deficiência visual através do lançamento da aplicação para Facebook “Retina App”. A aplicação simula a doença da retina, ilustrando de forma muito realista o impacto que a perda de visão pode ter na actividade diária do utilizador. A aplicação será lançada nas redes sociais, permitindo às pessoas com problemas de baixa visão e ao público em geral envolver-se nesta causa e a constituir uma comunidade de apoio, avança a Novartis, em comunicado de imprensa.
Esta campanha foi desenvolvida na sequência da
divulgação do Relatório da Visão 2020, da Organização Mundial de Saúde, segundo
o qual 80% dos casos de cegueira no mundo seriam evitáveis se geridos
correctamente , incentiva as pessoas a envolverem-se directamente com a
realidade da perda de visão e a experienciar o que significa viver com um
problema de diminuição visual. A campanha Set Your Sights é a mais recente
iniciativa da Novartis para ajudar a responder às necessidades das pessoas que
vivem com doenças que afectam a visão.
"Como líder global na área de doenças da
retina, a Novartis tem o orgulho de apoiar o Dia Mundial da Visão, procurando
incentivar ainda mais o diálogo entre as pessoas que vivem com condições de
baixa visão e a comunidade em geral, gerando um ambiente de compreensão e
tolerância", afirmou David Epstein, responsável da Divisão Farmacêutica da
Novartis Pharma AG. "Esta é uma iniciativa importante no meio
farmacêutico, que reflecte o nosso objectivo de colocar o doente sempre em
primeiro lugar. A Novartis reforça o seu papel de líder, não só pelos
medicamentos que disponibiliza aos doentes, mas também pela ousadia de recorrer
às novas tecnologias para redefinir a forma como a indústria farmacêutica
envolve as pessoas com a sua saúde ".
As doenças da retina incluem patologias como a
Degenerescência Macular Relacionada com Idade (DMRI), o edema macular diabético
(EMD), a oclusão da veia da retina (OVR) e neovascularização coroideia
associada a miopia patológica.
Set Your Sights: É uma
campanha online interactiva que tem como objectivo apoiar as pessoas com
doenças da retina e aqueles que deles cuidam, permitindo aos doentes e
cuidadores recuperar as suas vidas, ganhar confiança e encontrar inspiração e
motivação para procurar o tratamento que lhes permita alcançar uma vida melhor
e mais preenchida.
A campanha foi lançada no Dia Mundial da Visão
(10 Outubro de 2013) com uma aplicação para Facebook (a Retina App), a qual
proporciona uma navegação interactiva para promover a consciencialização
mundial em torno dos sintomas das doenças da retina e da necessidade de
procurar tratamento. Os utilizadores da aplicação vão ter acesso a uma
experiência totalmente adaptada à sua realidade, criada através das suas próprias
fotografias e dos seus amigos, uma experiência em vídeo que apresenta uma visão
muito realista de como poderia ser a sua vida com doença da retina.
O lançamento inclui a criação de páginas
dedicadas no Facebook https://www.facebook.com/SetYourSights
e Twitter https://twitter.com/YourSights
O Dia Mundial da Visão foi criado, em 1988, pelo
Lions Clubs International e por organizações de prevenção da cegueira de todo o
mundo. Actualmente, é impulsionado pela Organização Mundial da Saúde e pela
Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira com o objectivo de aumentar
a consciencialização mundial para a necessidade colocar a cegueira e a
deficiência visual entre os grandes problemas de Saúde Pública a nível global.
É assinalado todos os anos na segunda quinta-feira de Outubro.
Compromisso da Novartis com a
Oftalmologia
O compromisso da Novartis com a oftalmologia é
também demonstrado pelo patrocínio do "eXcellence in Ophthalmology Vision
Award” (XOVA). Lançado em 2010, o XOVA é um prémio anual que atribui
financiamento a projectos, sem fins lucrativos, que sejam inovadores e
sustentáveis que visem reduzir o impacto da cegueira. Até à data, foram
atribuídos 11 prémios e o âmbito dos projectos candidatos em 2012 abrangeu
áreas como: melhorar a saúde ocular em crianças, chegar a comunidades rurais,
disponibilizar formação e educação, construir ou expandir centros de
oftalmologia, instalar ou melhorar a tecnologia existente.
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