11/05/2012 - 16:44
Com mais de um século de história, o Laboratório Daudt
contribuiu para a evolução e o crescimento da indústria farmacêutica
brasileira. Diversificou suas atividades, ampliou suas instalações e investiu
em alta tecnologia. No entanto, um aspecto nunca mudou - o compromisso com a
saúde dos brasileiros .
O Brasil ainda era um Império quando João Daudt Filho
retornou a Santa Maria, sua cidade Natal, após a conclusão do curso de Farmácia
no Rio de Janeiro. Foi lá, no interior do Rio Grande do Sul, que, em 1882, ele
fundou o primeiro laboratório farmacêutico do país, o Daudt Freitas & Cia.
Seu pioneirismo estava apenas começando. Em 1893, Daudt transferiu a produção
para Porto Alegre, onde foi um dos fundadores da Escola de Farmácia, que deu
origem à primeira faculdade de Medicina, da capital gaúcha. Em 1894, Daudt
iniciou uma nova era da indústria farmacêutica brasileira ao registrar o
primeiro produto farmacêutico produzido em escala industrial no Brasil: o Boro
Borácica, um cicatrizante que foi sucesso por mais de 100 anos.
No inicio do século XX, Daudt retornou ao Rio de janeiro
com os sobrinhos Felipe Daudt d`Oliveira e João Daudt d`Oliveira. No centro da
então capital do país, construiu o Daudt Oliveira e Cia, uma unidade
industrial. Na nova sede, seguindo a linha de sucesso da pomada Boro Borácica,
produziu medicamentos populares como o xarope Bromil, o tônico Saúde da Mulher
e a pasta dental Odol. Com o lançamento dos produtos inovou mais uma vez, dando
início a uma nova fase da publicidade brasileira. Daudt, além de grande
empreendedor era um amante das artes e da literatura. Bem relacionado, do seu
círculo de amizades constavam nomes como Carlos Drummond de Andrade, Graciliano
Ramos e Getúlio Vargas.
Esta aproximação com o mundo das artes facilitou a estratégia
desenvolvida por Felipe Daudt d`Oliveira. Responsável pelo marketing do
laboratório, Felipe, farmacêutico, poeta e também amigo dos intelectuais da
época, na sua visão vanguardista passou a utilizar grandes nomes da cultura
brasileira nas campanhas publicitárias da empresa. Para anunciar as qualidades
do Bromil, contratou o grande poeta Olavo Bilac, que em um anúncio vinculado no
Jornal do Brasil, em 1912, testemunhou pessoalmente as qualidades terapêuticas
do xarope. Di Cavalcanti iniciou na publicidade desenhando um anuncio do Odol.
Já Graciliano Ramos e Carlos Drumond de Andrade votavam nos melhores contos
para a revista Boa Nova do Laboratório Daudt. (NO ANEXO PUBLICIDADE BROMIL)
Em 1906, Felipe idealizou e lançou o “Almanaque A Saúde
da Mulher", como parte da estratégia de lançamento do tônico Saúde da
Mulher. O almanaque, que circulou até 1974, marcou gerações, atingindo tiragens
históricas de 1,5 milhões de exemplares. Na década de 20, o laboratório fechou
o maior contrato publicitário da história brasileira, num investimento que
somou 1.200 contos de réis em peças para outdoors, bondes, inovadoras
malas-diretas e os primeiros painéis luminosos do Brasil. Tudo para A Saúde da
Mulher. Em 1922, o volume de impressos produzidos pelos produtos Daudt era tão
grande que o laboratório fundou sua própria gráfica.
Também seguindo os passos inovadores do tio, João Daudt
d’Oliveira, formado em Direito, em 1945, organizou, como presidente da
Federação Nacional do Comércio, a Iª Conferência das Classes Produtoras do
Brasil, Conclap, em Teresópolis. A Conferência discutiu e aprovou os principais
pontos que iriam gerar a Carta da Paz Social, documento inspirador da criação
do SESC/SENAC. Em 1946, João Daudt elegeu-se presidente da Confederação
Nacional do Comércio. Em seu mandato, foi o idealizador do Senac e o 1º
dirigente do SESC, onde lançou as bases da entidade e deixou uma herança até
hoje cultivada por seus sucessores.
A partir da década de 80, já na quarta geração, o
Laboratório Daudt, começou a ampliar e a diversificar sua linha de produtos. Em
1984, adquiriu o Laboratório Brasileiro de Medicamentos (Labratos). Em 2005, o
Daudt adquiriu o laboratório Primá, incluindo na sua lista de produtos a marca
Malvona. Em 2010, mais uma aquisição, a Saniplan, empresa de produtos
dermatológicos, que trouxe as marcas Dersani, Saniskin e Sanicorpore. Em 2012
mais uma aquisição foi realizada, consolidando o Grupo Daudt. Uma trajetória de
pioneirismo e sucesso há 130 anos. O Grupo atualmente conta com cerca de 300
funcionários responsáveis pela produção dos medicamentos. O Grupo Daudt
continua expandindo seus negócios e possui um portfólio de produtos que engloba
três divisões: Divisão Médica, com medicamentos de consumo e de prescrição
médica, divisão Odontológica e divisão Dermatológica.
Ao longo dos anos, o laboratório modernizou suas
instalações com equipamentos avançados e de alta tecnologia. Com as mudanças
obteve o certificado de conformidade com as Normas de Boas Práticas de
Fabricação (GMP), emitido pelo Ministério da Saúde e a certificação de Boas
Práticas de Fabricação (BPF), concedida pela ANVISA. Sua Política de Qualidade
envolveu a aquisição de máquinas e equipamentos de última geração, testes
clínicos de eficácia, testes de segurança de produtos e validação de
fornecedores, visando não só o cumprimento das rigorosas normas de fabricação
como também a alta qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente.
Hoje, a alta capacidade produtiva do Grupo Daudt
possibilita a terceirização da fabricação de medicamentos, cosméticos e
produtos para outras empresas do Brasil e da América Latina. Atualmente. A
fábrica funciona com menos de 40% de sua capacidade produtiva, o que viabiliza
um acelerado crescimento. Segundo o atual diretor de marketing da empresa,
Gustavo D’Oliveira, de 2009 a 2011, o Grupo obteve um crescimento de 75% em sua
receita. “Em 2012, pretendemos alcançar 44% de evolução”, afirma. Ainda de
acordo com ele, visando à expansão do Grupo no território brasileiro, a empresa
possui mais de 30 produtos em fase de desenvolvimento.
A responsabilidade social é outra preocupação do Grupo
Daudt que, em 1998, iniciou o Programa Geração Sorriso. Projeto de prevenção e
educação odontológica para crianças de até 10 anos de idade. As atividades
preventivas são realizadas semanalmente em escolas com o intuito de prevenir
cáries e criar o hábito da higiene bucal nas crianças, fornecendo subsídios
para que elas cheguem à idade adulta sem problemas odontológicos. Outro
programa social que tem o apoio do laboratório é o INCA Voluntário. Por meio
dessa ação, o Daudt auxilia a manutenção da saúde bucal adequada de crianças em
tratamento quimioterápico, por meio da doação de cremes dentais infantis da
linha Malvatrikids.
O Grupo Daudt é uma indústria farmacêutica centenária que
investe no futuro do Brasil. Para a comemoração de seus 130 anos, o Grupo criou
um selo próprio e o slogan “Daudt 130 anos – Compromisso com a saúde desde
1882”.
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