Brazil Pharma prepara lançamento de ações
Maior rede de farmácia em número de lojas faz pedido de registro na CVM
André Vieira, iG São Paulo | 02/05/2011 18:24
A Brazil Pharma, a holding que controla a maior rede de farmácias do País em número de lojas, prepara sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A rede, controlada pelo banco BTG Pactual, fez nesta segunda-feira seu pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o lançamento de seus papéis no mercado. A rede de farmácias deve faturar cerca de R$ 2 bilhões em 2011, segundo estimativas.
A Brazil Pharma é mais uma das apostas do banqueiro André Esteves no setor de consumo, que inclui negócios nos ramos de distribuição de combustíveis e de vagas de estacionamentos, entre outros. O banqueiro também adquiriu os negócios do Banco Panamericano, com ênfase na oferta de financiamento voltado ao consumo.
Com a oferta de ações, a Brazil Pharma se somará a outras redes que negociam seus papéis na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). É o caso da Drogasil, Droga Raia e Dimep (PanVel).
Criada em janeiro de 2010 e dirigida por André Soares de Sá (ex-PDG Realty), a rede conta com quase 700 estabelecimentos, fruto da aquisição de quatro redes de farmácias, a Farmais, com 360 lojas operando pelo sistema de franquias; a Mais Econômica, com 150 lojas próprias; a Farmácia Guararapes, com 66 lojas; a Rosário Distrital, com 89 lojas; e Farmácias dos Pobres; cerca de 10 pontos. As lojas estão localizadas em 11 Estados e o Distrito Federal.
Procurada pelo iG, a Brazil Pharma não comentou o assunto.
Exceto pela rede de franquia Farmais, os demais grupos de farmácias continuam também nas mãos dos antigos acionistas. Concluída a oferta de ações, que se espera que ocorra no segundo semestre, eles poderão negociar seus papéis, mais valorizados, no mercado acionário. No caso da Drogaria Rosário, os antigos acionistas ficaram com 56% das ações da empresa. Na Mais Econômica, o dono manteve 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário