Nota de C&T
Assunto de referência: Ministro afirma que acordo com a Indústria deve sair em abril.
O Ministro Alexandre Padilha afirmou que a distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabetes aumentou mais de 50%. Acredito que o Ministro não está informado da grande falta dos produtos em inúmeros pontos de distribuição, sem contar com a exclusividade de fabricantes que muitos médicos não recomendam aos seus pacientes.
A demanda reprimida é enorme, este aumento certamente seria muito maior do que o Ministro afirma se não fosse o grande número de faltas. A Metformina, por exemplo, só existe de um fornecedor na Rede Pague Menos e tem pacientes que prefere comprar de outro fornecedor.
Muito estranha esta exclusividade de marca em pontos de distribuição privados. O mercado de medicamentos é cruel e ninguém que perder a oportunidade de tirar proveitos de situações semelhantes.
Nota postada por Teófilo Fernandes
Ministro afirma que acordo com a Indústria deve sair em abril.
DE SÃO PAULO - Em seminário realizado ontem, em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um balanço do programa Saúde Não Tem Preço e apontou novos projetos na área.
No primeiro mês do programa, que oferece gratuitamente remédios para hipertensão e diabetes, a distribuição desses produtos aumentou mais de 50%, segundo o ministério.
Padilha também falou sobre ações para prevenção de doenças, como o acordo com a indústria de alimentos para reduzir o sódio na comida, que deve ser firmado em abril. Há planos para a redução de gorduras nos produtos.
"Estamos nos antecipando a um risco real de o Brasil ter, nos próximos anos, uma epidemia de obesidade."
No evento, o ministro afirmou que um novo contrato entre o ministério e a Anvisa vai garantir registro mais rápido para produtos de interesse da saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário