quarta-feira, 16 de março de 2011

Grandes Redes de Farmácias avançam e pequenas farmácias tendem a desaparecer do mercado. A verticalização das vendas no varejo poderá ser ruim para sociedade.


Abrafarma divulga ranking e balanço de vendas 2010
Farmácias trocam de posições no ranking das maiores redes.
As vendas nas farmácias e drogarias voltaram a apresentar evolução no novo balanço anual divulgado pela Abrafarma - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Em 2010, o movimento nas 26 grandes redes associadas à entidade superou R$ 17 bilhões, 18,03% a mais do que 2009. As maiores altas percentuais foram dos genéricos (21,21%) e dos não medicamentos (20,92%). O ano também testemunhou troca de líderes nos rankings de faturamento e de números de lojas, agora ocupados por Drogaria São Paulo e Farmácias Pague Menos, respectivamente.
A participação dos não medicamentos no faturamento total também aumentou de 27,44% para 28,11%, com R$ 4,78 bilhões. A comercialização de medicamentos chegou a R$ 12,23 bilhões, índice 16,93% superior ao do ano anterior. Já os genéricos ultrapassaram R$ 1,77 bilhão.
"O resultado reflete claramente o perfil do consumidor brasileiro, que aposta no genérico pelo fator preço e enxerga na farmácia e drogaria um centro de conveniência. É uma demonstração de como foi acertada a decisão do Superior Tribuna de Justiça (STJ) em liberar a venda de não medicamentos", acredita o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.
A nota negativa fica mais uma vez por conta do Programa Aqui tem Farmácia Popular, que prevê o subsídio de medicamentos das Farmácias Populares públicas para o setor privado. As vendas caíram 5,89% e o número de clientes atendidos, 7,41%. "O objetivo era facilitar o acesso a medicamentos. Mas esta ótima iniciativa estacionou na falta de investimentos da União no programa e de abastecimento das unidades, para cobrir outras lacunas na saúde pública", critica Barreto.
No geral, mais de 12 milhões de atendimentos foram registrados, com 1,5 bilhão de unidades vendidas para brasileiros de todos os Estados e do Distrito Federal. As 3.315 lojas empregam 74.759 colaboradores, sendo 10,4% farmacêuticos. *Fonte: Abrafarma - Banco de Dados FIA/USP.
Ranking das redes- A Abrafarma também apresenta o ranking das redes associadas à entidade relativo ao exercício de 2010. No levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), a Drogaria São Paulo passa a liderar em faturamento. Em seguida aparecem Pague Menos (CE), Drogasil (SP), Pacheco (RJ) e Droga Raia (SP), respectivamente.
O estudo analisou ainda a colocação de acordo com o número de lojas das associadas. Neste quesito, a cearense Pague Menos se tornou a primeira colocada, à frente de Droga Raia (SP), Drogaria São Paulo (SP), Pacheco (RJ) e Drogasil (SP).
Abrafarma - Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 3.344 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 36% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. | www.abrafarma.com.br
Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=149638

Nenhum comentário:

Postar um comentário