Roche, Pfizer, Bayer, Sanofi-Aventis e Novartis lideram.
Pesquisa da Dom Strategy Partners analisa interação com diferentes públicos
Avaliar a capacidade de gerar e
proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade. Esse é o objetivo do ranking MVP Brasil
(Mais Valor Produzido) para o setor farmacêutico, feito pela Dom Strategy
Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, e divulgado
esta semana.
São listadas as cinco companhias do
setor que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação
de seus stakeholders. Estão na lista, na ordem, as empresas Roche, Pfizer,
Bayer, Sanofi-Aventis e Novartis, consideradas as que geram mais valor a partir
da interação com diferentes públicos.
Para chegar ao resultado final, o
estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados
Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento
com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos,
Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das
Tecnologias Digitais, dentre outros.
Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da
Dom Strategy Partners, o objetivo do estudo com as indústrias farmacêuticas é
entender “como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para
gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores
que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e
eficácia de seu motor competitivo.”
Para a pesquisa, a consultoria
utilizou a metodologia EVM (Enterprise Value Management), que defende a tese de
que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado como protegido, tangível ou
intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função
da percepção de valor apreendida pelos stakeholders.
Assim, as farmacêuticas passaram por
uma avaliação de 0 a 10 em relação às suas performances nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico consideram uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada
empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir
da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma
companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem),
Competitividade e Riscos.
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