Você pode até não acreditar,
mas esta foto vale US$18 mil (cerca R$36,3 mil). Foi este o preço que uma
agência de publicidade pagou para utilizá-la em uma campanha de um cliente da
indústria farmacêutica. A imagem é do fotógrafo de casamento Allen Ayres,
do Texas. O curioso nesta história é que nem o próprio autor da foto sabia de
seu real valor no mercado publicitário.
Quando foi procurado pela agência, Ayres teve a ideia de cobrar apenas US$ 1 mil. Porém, antes de bater o martelo para a negociação com a agência, decidiu fazer uma rápida pesquisa entre profissionais do meio, no fórum de fotografia de casamento Digital Wedding Forum.
No site, o fotógrafo encontrou John Mireles, um conhecido blogueiro especializado em negócios de fotografia, que lhe ensinou a observar cinco critérios antes de decidir quanto deveria cobrar pelos direitos de uso da imagem:
Quando foi procurado pela agência, Ayres teve a ideia de cobrar apenas US$ 1 mil. Porém, antes de bater o martelo para a negociação com a agência, decidiu fazer uma rápida pesquisa entre profissionais do meio, no fórum de fotografia de casamento Digital Wedding Forum.
No site, o fotógrafo encontrou John Mireles, um conhecido blogueiro especializado em negócios de fotografia, que lhe ensinou a observar cinco critérios antes de decidir quanto deveria cobrar pelos direitos de uso da imagem:
1º) Tamanho da imagem;
2º) natureza da publicação;
3º) área geográfica de
publicação;
4º) tempo de uso
5º) exclusividade.
Depois de saber que a imagem seria usada em uma série de anúncios da indústria, tanto em versão impressa quanto online, e que a agência estava pedindo uso exclusivo, o especialista aconselhou Ayres a pedir US$ 15 mil pelo direito de uso.
Partiu da própria agência o aumento da oferta, com a condição de melhorar os termos de uso da imagem. No final das contas, cliente e fotógrafo chegaram à conclusão de que US$ 18 mil seria um valor justo a ser cobrado pelo uso exclusivo e ilimitado da imagem, por dois anos.
Fica aí uma questão a ser pensada: “Será que você sabe, realmente, avaliar quanto custa o seu trabalho?”. Vale reler os critérios apresentados por Mireles e aplicá-los no dia-a-dia.
Depois de saber que a imagem seria usada em uma série de anúncios da indústria, tanto em versão impressa quanto online, e que a agência estava pedindo uso exclusivo, o especialista aconselhou Ayres a pedir US$ 15 mil pelo direito de uso.
Partiu da própria agência o aumento da oferta, com a condição de melhorar os termos de uso da imagem. No final das contas, cliente e fotógrafo chegaram à conclusão de que US$ 18 mil seria um valor justo a ser cobrado pelo uso exclusivo e ilimitado da imagem, por dois anos.
Fica aí uma questão a ser pensada: “Será que você sabe, realmente, avaliar quanto custa o seu trabalho?”. Vale reler os critérios apresentados por Mireles e aplicá-los no dia-a-dia.
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