quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bristol-Myers Squibb concede à Reckitt Benckiser direitos de OTC's na América Latina

14/02/2013 - 08:22


A Bristol-Myers Squibb anunciou na passada terça-feira que entrou num acordo avaliado em mais de 480 milhões de dólares, no âmbito do qual concede à Reckitt Benckiser os direitos para vender vários medicamentos over-the-counter (OTC) actualmente comercializados no Brasil, México e outros países da América Latina, avança o site FirstWord.

"Como parte da nossa estratégia de BioPharma, a Bristol-Myers Squibb tem trabalhado para concentrar os seus negócios em medicamentos inovadores em áreas de alta necessidade médica", comentou o director financeiro Charles Bancroft, acrescentando que o acordo " permite-nos aumentar o nosso foco no lançamento e comercialização do nosso portefólio inovador nesses importantes mercados da América Latina".

Sob os termos do acordo, a Bristol-Myers Squibb receberá um pagamento inicial de 438 milhões de dólares, dando à Reckitt Benckiser direitos exclusivos para vender, distribuir e comercializar os medicamentos por um período de três anos. A Reckitt Benckiser também vai pagar à Bristol-Myers Squibb uma taxa opcional de 44 milhões de dólares para o direito de comprar os produtos no final do negócio.

Os medicamentos OTC, que geraram vendas combinadas 102 milhões de dólares no ano passado, incluem o antiácido Picot® e o analgésico Tempra®, ambos vendidos principalmente no México, assim como o creme Dermodex® e o Naldecon® para tratamento dos sintomas de constipação e gripe, que são comercializados principalmente no Brasil. Durante o prazo de colaboração, a Bristol-Myers Squibb vai manter a responsabilidade pela produção de todos os produtos, com a Reckitt Benckiser a comprar os produtos da fabricante de medicamentos e a pagar royalties sobre as vendas.

No mês passado, fontes sugeriram que a Bristol-Myers Squibb estaria a tentar vender uma série de marcas OTC no México e no Brasil. A empresa abriu mão de uma série de empresas de consumo nos últimos anos, incluindo o spin-off da sua unidade Mead Johnson Nutrition em 2009.

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