sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ranbaxy recebe aprovação dos EUA para versão genérica do Diovan® da Novartis

27/06/2014 - 11:37 A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) anunciou na quinta-feira que aprovou o pedido da Ranbaxy para comercializar uma versão genérica do medicamento para a hipertensão Diovan® (valsartan) da Novartis. Um executivo da Ranbaxy indicou que o medicamento será lançado nos próximos dias, com os analistas a estimar que pode gerar 200 milhões de dólares em receita durante os 180 dias do período de exclusividade da empresa, avança o site FirstWord Pharma.
Esperava-se inicialmente que farmacêutica indiana lançasse a versão genérica do Diovan® quando a patente do medicamento expirou nos EUA em Setembro de 2012. No entanto, várias questões de controlo de qualidade levantadas à Ranbaxy, a última sendo uma proibição de importação que a FDA emitiu no início deste ano a uma quarta fábrica na Índia, impediram a empresa de introduzir o seu produto genérico.

A Novartis reviu a sua orientação financeira duas vezes em 2013, como resultado do atraso. A farmacêutica suíça gerou cerca de 3,5 mil milhões de dólares no ano passado nas vendas de ambos Diovan® e Diovan® HCT, a sua versão genérica de uma combinação de valsartan e hidroclorotiazida. A empresa estima que ganhou cerca de 100 milhões de dólares em cada mês que a terapia cardiovascular evitou a concorrência dos genéricos.
O porta-voz da FDA Christopher Kelly disse que a versão genérica do Diovan® será fabricada na unidade Ohm Laboratórios Ranbaxy, em Nova Jersey. A farmacêutica tinha planeado produzir o medicamento genérico na sua fábrica em Mohali, na Índia, mas o regulador dos EUA impôs um alerta de importação sobre a unidade de produção em Setembro de 2013.
Enquanto isso, esperava-se que a Ranbaxy tivesse lançado em Setembro passado a primeira versão genérica do Valcyte® (valgancyclovir) da Roche que tem vendas anuais nos EUA de 195 milhões de dólares. A farmacêutica indiana também tinha planeado lançar em Maio uma versão genérica do Nexium® (esomeprazol) da AstraZeneca, que gera vendas de mais de 5 mil milhões de dólares.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário