BALCONISTA:
O ELO ENTRE A FARMÁCIA E O CLIENTE
Funções do balconista
O balconista de uma farmácia ou drogaria é sempre a pessoa que mais
contato tem com o consumidor, por isso pode e deve sugerir mudanças sobre a
quantidade de produtos expostos nas prateleiras e estoque de produtos que são
mais vendidos. Além de informar a falta de produtos que têm procura, mas não
são comercializados.
A colocação de preço nos produtos também é responsabilidade do
balconista. É importante observar se os preços etiquetados estão corretos e
legíveis e se não estão sendo colocados sobre o número de lote do produto, e
principalmente sobre o prazo de validade da mercadoria. O balconista deve ainda
observar sempre as necessidades do consumidor e verificar se elas estão sendo
atendidas prontamente.
Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar
mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos que estão sendo vendidos e os
laboratórios que produzem estes remédios, saber ler uma receita e atualizar-se
sobre novos lançamentos, são princípios básicos que fazem parte do dia-a-dia do
balconista e ajudam, em muito, a organização de uma farmácia.
Balconista: o elo entre a farmácia e o consumidor
Todo trabalho por mais difícil que seja deve ser encarado com muito
profissionalismo e seriedade. No caso do balconista de farmácia este aspecto é
muito importante, já que este profissional tem que atuar como "relações
públicas" da farmácia onde trabalha, representar a própria empresa e ser o
elo entre a farmácia e o consumidor. Toda empresa comercial tem como objetivo o
bom atendimento ao cliente. Na farmácia isso não é diferente, a gentileza no
atendimento com certeza trará bons retornos para a farmácia e para o
balconista.
O balconista é a primeira pessoa que o cliente vê e ouve e, às vezes, é
a única pessoa com quem ele entra em contato dentro de uma drogaria. Por isso é
fundamental o bom aspecto do balconista, que deve usar sempre um avental ou
jaleco limpo, de preferência de cor clara.
Outro aspecto importante e que deve observado é das mãos e unhas, não só
pela questão estética, mas principalmente pela higiene que se deve ter ao
manusear os medicamentos. Note ainda que as mãos do balconista estão
permanentemente no foco de atenção dos clientes.
Paciência e dedicação
Existe um antigo ditado popular que diz que "o cliente sempre tem
razão" e mesmo que isso não seja totalmente verdade é importante que o
balconista não esqueça que este ditado resume uma regra básica na relação de
compra e venda.
Tem cliente que fica nervoso ou irritado pela demora no atendimento ou
mesmo por qualquer outro motivo. Neste caso o balconista deve utilizar de bom
senso e atendê-lo o mais prontamente possível, evitando até mesmo comentar o
contratempo ocorrido. Desta forma o cliente ficará desarmado e até mesmo sem
ação. Manter a calma e ser gentil nesta ou em qualquer outra situação deve ser
um dos lemas do balconista até mesmo para se desvencilhar de um cliente que
gosta de "esticar a conversa" no balcão. Como ele pode estar
atrapalhando o andamento do trabalho, peça amavelmente para ele esperar um
pouco até que outros clientes sejam atendidos.
É fundamental nunca perder a paciência e sempre colocar o cliente em
primeiro lugar, afinal todo o seu trabalho gira em torno dele e para ele.
A arte de atender
Sabemos que é uma arte atender um cliente, por isso o balconista deve
ser amável no contato com o consumidor para que ele se sinta bem atendido e
volte outras vezes.
Para que isso ocorra é importante conquistar a simpatia do cliente e não
só atender a sua necessidade imediata, mas estar sempre disponível quando
solicitado para informá-lo e orientá-lo no que for possível.
O balconista de f armada exerce uma função de dupla responsabilidade, já
que os produtos à disposição para venda são na verdade fórmulas complexas, e se
não forem comercializados corretamente podem causar sérios danos à saúde do
consumidor.
Recursos promocionais
Além da habilidade do balconista no atendimento ao consumidor, as
farmácias ou drogarias se utilizam muito de recursos promocionais par a chamar
a atenção do cliente.
As vitrines do balcão, as prateleiras externas e as gôndolas,
normalmente, são usadas para colocar produtos da linha de perfumaria e
cosméticos, os produtos naturais (chás e outras ervas) e os produtos de higiene
pessoal para destacar e promover as vendas. Em displays, sobre os balcões,
ficam os produtos homeopáticos.
Além destes recursos, as drogarias se utilizam também da promoção no
preço de algumas mercadorias -comésticos, perfumes e produtos de higiene
pessoal -para atrair os clientes e aumentar a comercialização de produtos em
geral. Existem ainda drogarias que dão desconto promocional nos medicamentos.
Fonte: Âmbito Farmacêutico - Manual do Balconista de Farmácia no 1
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