O Grupo Chiesi Farmacêutica, uma companhia internacional sediada
em Parma, Itália, fechou 2014 com um turnover de €1.342 milhões, com alta de
8.4% em comparação ao ano anterior – algo em torno de dois pontos percentuais
acima da média global.
Já o EBITDA (sigla para lucro antes dos juros, impostos,
depreciação e amortização) atingiu a marca de €363 milhões, equivalente a 27,1%
das vendas e acima do ano anterior, mesmo com o alto investimento em P&D,
que somou um recorde de €237 milhões, ou 17,6% das vendas. Com isso, o grupo
passou da 50ª para a 46ª posição no ranking global de inovação no setor
farmacêutico.
“Nosso compromisso crescente com P&D representa uma premissa
chave aos esforços da empresa em desenvolver novos produtos em todas as áreas
terapêuticas em que atua”, comenta Alberto Chiesi, presidente da companhia. Ele
diz ainda que o fomento à inovação forma a base para o grupo consolidar sua
liderança nas áreas terapêuticas tradicionais, como doenças respiratórias e
neonatologia, “continuando a desenvolver sua expertise no tratamento de doenças
raras e terapias avançadas”, completa.
Além dos €237 milhões investidos em P&D, o grupo destinou €87
milhões em novas plantas industriais e €89 milhões para a aquisição total do
capital da Chiesi USA, gerando resultados significativos: impulso forte ao
desenvolvimento de novos produtos; aumento na capacidade de produção do Foster
Nexthaler (planta de Blois) e Curosurf (plantas de Modena e Parma), necessárias
para atender o aumento da demanda, além de um afiliado em operação total no
maior mercado farmacêutico do mundo.
A presença global do grupo também cresceu consideravelmente. Isso
fica evidente ao destacar o salto das vendas, no qual 77% dos seus resultados
foram originado fora do mercado doméstico da companhia. “2014 foi
definitivamente um ano excepcional em termos de resultados financeiros”,
acrescenta Ugo Di Francesco, CEO da Chiesi.
Para Francesco, esse crescimento é ainda mais louvável já que
todas as áreas geográficas contribuíram para isso: região Central e Norte da
Europa (crescimento de 12%), Mercados emergentes (alta de 9.2%), Sul da Europa
(cresceu 4.6%) e EUA (cresceram 8.4%).
No Brasil, a Chiesi acompanhou a tendência de crescimento Global.
“Fechamos o ano de 2014 com um excelente crescimento de 12%. No mercado ético,
segundo os dados da consultaria IMS, fomos a 5º empresa de pesquisa que mais
cresceu no Brasil, com taxa de 16%. Estamos alinhado com a nossa visão
estratégica de dobrar as nossas vendas em cinco anos”, destaca o Gerente Geral
da Chiesi no Brasil José Fernando Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário