Costumo dizer que endomarketing é a mais básica das atitudes que uma
empresa pode ter
Costumo
dizer que endomarketing é a mais básica das atitudes que uma empresa pode ter.
Se marketing é um processo dinâmico e orgânico que objetiva a construção e
manutenção de relações duradouras através de trocas, o relacionamento com os
clientes internos (funcionários) deve fazer parte das prioridades estratégicas
de qualquer negócio, produzindo uma onda que emanará um comportamento
enriquecedor no dia a dia de trabalho e que proporcionará uma influência
interessante no resultado econômico-financeiro, pois o astral positivo atingirá
e contaminará os clientes externos.
Na área farmacêutica, o foco em endomarketing
é ainda mais essencial porque o seu core é extremamente voltado à saúde e bem
estar, que são assuntos delicados, e o ambiente de negócios é altamente
competitivo.
Mas afinal, quais as
reais razões de investir no marketing interno?
1- A matéria prima do marketing é feita de
carne e osso, ou seja, pessoas!
2- Empresas são construídas por pessoas e
para pessoas.
3- Funcionários felizes atendem melhor os
clientes. Fazem girar o círculo virtuoso de prosperidade nos negócios.
4- O mercado está com escassez de
profissionais competentes e a atmosfera organizacional das relações e o
ambiente interno são pontos fortes que todo profissional considera antes de
analisar outras propostas de trabalho.
5- Empresa que quer vencer precisa de um time
comprometido e competente, sempre! É o que chamo de 3C’s de um Time Vencedor:
Comprometimento, Competência e Constância.
6- Quanto melhor o score dos 3C’s, maior a
maturidade da organização e mais forte é a relação de confiança entre
funcionários e empresas. Essa confiança transborda para fora da empresa.
E como desenvolver um
programa de endomarketing campeão na indústria farmacêutica?
- Entendendo que marketing interno precisa
possuir vínculos com a estratégia corporativa. E que todo processo de
endomarketing deve ser planejado e desenvolvido como um programa de construção
e fortalecimento da relação empresa-funcionário.
- Estudando o público interno, entendendo
seus anseios e padrão comportamental, analisando a cultura empresarial e
cruzando com os objetivos estratégicos da organização.
- Trabalhando para retirar do mindset da
equipe responsável a ideia de que endomarketing é a mesma coisa que comunicação
interna. E que basta enviar emails motivacionais, alimentar os murais e
realizar uma festa de fim de ano animada que estará desenvolvendo marketing
interno.
- Entendendo que o canal de comunicação mais
forte que se possui são os próprios funcionários e que para atingi-los
assertivamente é necessário planejar ações focadas em resultados reais,
utilizando a mensagem certa por meios certos para o público certo. Sugiro que
divida sua equipe em grupos por direcionadores, de acordo com a análise
realizada no segundo item e aja diferenciadamente em cada grupo. Existem ações
em massa (para todos os funcionários) e ações personalizadas (por clusters).
- Usando o exemplo como catalisador para
atitudes que desejam replicar internamente e fomentar o transbordamento da
magia interna aos clientes externos. O exemplo é o melhor treinamento e possui
custo zero.
- Compreendendo a cadeia relacional de cada
cluster de funcionários, para que possa estabelecer ações direcionadas e
aderentes a todos os elos dessa cadeia. Por exemplo: quem são os clientes do
cluster representantes comerciais (propagandistas)? Médicos. Como atuar com
esse cluster para que ele proporcione mais satisfação aos seus clientes para
maximizar as possibilidades de prescrição e venda dos produtos do laboratório?
Para que se formem equipes de alto desempenho
em indústrias farmacêuticas é necessário que se criem processos internos que
aflorem nas pessoas a ideia de que são importantes para a empresa. O
endomarketing, quando bem desenvolvido, desperta nos funcionários o orgulho de
pertencer à organização, motivando-o a desempenhar muito melhor suas atividades
e satisfazer aos clientes externos. Endomarketing de verdade causa
transbordamento da satisfação e felicidade para fora do laboratório.
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