quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A importância do endomarketing na área farmacêutica

Costumo dizer que endomarketing é a mais básica das atitudes que uma empresa pode ter

Evelyn Cordeiro, 

Costumo dizer que endomarketing é a mais básica das atitudes que uma empresa pode ter. Se marketing é um processo dinâmico e orgânico que objetiva a construção e manutenção de relações duradouras através de trocas, o relacionamento com os clientes internos (funcionários) deve fazer parte das prioridades estratégicas de qualquer negócio, produzindo uma onda que emanará um comportamento enriquecedor no dia a dia de trabalho e que proporcionará uma influência interessante no resultado econômico-financeiro, pois o astral positivo atingirá e contaminará os clientes externos.
Na área farmacêutica, o foco em endomarketing é ainda mais essencial porque o seu core é extremamente voltado à saúde e bem estar, que são assuntos delicados, e o ambiente de negócios é altamente competitivo.

Mas afinal, quais as reais razões de investir no marketing interno?

1- A matéria prima do marketing é feita de carne e osso, ou seja, pessoas!
2- Empresas são construídas por pessoas e para pessoas.
3- Funcionários felizes atendem melhor os clientes. Fazem girar o círculo virtuoso de prosperidade nos negócios.
4- O mercado está com escassez de profissionais competentes e a atmosfera organizacional das relações e o ambiente interno são pontos fortes que todo profissional considera antes de analisar outras propostas de trabalho.
5- Empresa que quer vencer precisa de um time comprometido e competente, sempre! É o que chamo de 3C’s de um Time Vencedor: Comprometimento, Competência e Constância.
6- Quanto melhor o score dos 3C’s, maior a maturidade da organização e mais forte é a relação de confiança entre funcionários e empresas. Essa confiança transborda para fora da empresa.

E como desenvolver um programa de endomarketing campeão na indústria farmacêutica?

- Entendendo que marketing interno precisa possuir vínculos com a estratégia corporativa. E que todo processo de endomarketing deve ser planejado e desenvolvido como um programa de construção e fortalecimento da relação empresa-funcionário.
- Estudando o público interno, entendendo seus anseios e padrão comportamental, analisando a cultura empresarial e cruzando com os objetivos estratégicos da organização.
- Trabalhando para retirar do mindset da equipe responsável a ideia de que endomarketing é a mesma coisa que comunicação interna. E que basta enviar emails motivacionais, alimentar os murais e realizar uma festa de fim de ano animada que estará desenvolvendo marketing interno.
- Entendendo que o canal de comunicação mais forte que se possui são os próprios funcionários e que para atingi-los assertivamente é necessário planejar ações focadas em resultados reais, utilizando a mensagem certa por meios certos para o público certo. Sugiro que divida sua equipe em grupos por direcionadores, de acordo com a análise realizada no segundo item e aja diferenciadamente em cada grupo. Existem ações em massa (para todos os funcionários) e ações personalizadas (por clusters).
- Usando o exemplo como catalisador para atitudes que desejam replicar internamente e fomentar o transbordamento da magia interna aos clientes externos. O exemplo é o melhor treinamento e possui custo zero.
- Compreendendo a cadeia relacional de cada cluster de funcionários, para que possa estabelecer ações direcionadas e aderentes a todos os elos dessa cadeia. Por exemplo: quem são os clientes do cluster representantes comerciais (propagandistas)? Médicos. Como atuar com esse cluster para que ele proporcione mais satisfação aos seus clientes para maximizar as possibilidades de prescrição e venda dos produtos do laboratório?
Para que se formem equipes de alto desempenho em indústrias farmacêuticas é necessário que se criem processos internos que aflorem nas pessoas a ideia de que são importantes para a empresa. O endomarketing, quando bem desenvolvido, desperta nos funcionários o orgulho de pertencer à organização, motivando-o a desempenhar muito melhor suas atividades e satisfazer aos clientes externos. Endomarketing de verdade causa transbordamento da satisfação e felicidade para fora do laboratório.


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