24/11/2011 - 08:16
A MSD (conhecida nos EUA como Merck & Co.) concordou em pagar 950 milhões dólares para resolver as acusações criminais e cíveis relacionadas à sua promoção e comercialização do Vioxx® (rofecoxib), anunciou o Departamento de Justiça dos EUA na terça-feira, avança o site FirstWord.
"Acreditamos que a MSD agiu de forma responsável e de boa fé em conexão com a conduta em causa no presente acordo de solução civil, incluindo as actividades relativas ao perfil de segurança do Vioxx®", comentou Bruce N. Kuhlik, vice-presidente executivo e conselheiro geral da companhia.
Especificamente, a farmacêutica pagará uma multa criminal de 321,6 milhões de dólares e 628,3 milhões de dólares em penalidades civis para resolver acusações relativas à comercialização off-label do Vioxx® e a declarações sobre a segurança cardiovascular do medicamento.
Apesar de Kuhlik se ter recusado a comentar a acusação criminal, a MSD referiu que o acordo civil "não constitui qualquer admissão pela MSD de qualquer responsabilidade ou irregularidade". Além disso, a companhia indicou que "os EUA reconheceram que não havia base para a constatação da participação de alto nível de gestão na violação".
A MSD anunciou em Outubro passado que tinha uma reserva de 950 milhões de dólares para cobrir os pagamentos antecipados relacionados com a investigação. A companhia também já concordou em pagar 4,9 mil milhões de dólares para resolver milhares de acções judiciais movidas por utilizadores do Vioxx®, que alegaram que sofreram ferimentos depois de tomar o medicamento, assim como 1,9 mil milhões de dólares em custos legais associados com os casos.
O analista da Morningstar Damien Conover disse que recente acordo "lé, potencialmente, o capítulo final da saga Vioxx®".
Nenhum comentário:
Postar um comentário