"Consumidores
economizam R$55,4 bilhões com medicamentos genéricos
Janeiro 21, 2015 Publicado por Michele Rios
Os
consumidores brasileiros economizaram R$55,4 bilhões ao optarem por
medicamentos genéricos nas farmácias brasileiras ao invés de adquirir os
produtos de marca, também conhecidos como medicamentos de referência.
Levantamento
produzido pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos,
a PróGenéricos, monitora a economia gerada pelos genéricos desde que chegaram
ao mercado no Brasil, em 2001. “Esse valor é a soma da economia realizada por
todos os consumidores que desde 2001 optaram em alguma situação por comprar um
genérico e não um produto de referência ou de marca”, afirma a presidente
executiva da entidade, Telma Salles.
Os
genéricos encerram 2014 com 28% de participação de mercado, contra 27%
registrada no final de 2013. “Quando mais espaço o genérico conquista, mais
economia faz o consumidor”, afirma a executiva.
Salles
afirma, ainda, que o genérico ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e
espera que o setor bata em 2015 a marca de 30% de participação de mercado. “O
mundo traz grandes experiências em países em que há apoio governamental por
meio de políticas de acesso. Nesses casos, a participação de mercado é bastante
superior à brasileira”, explica. A executiva reforça que no Brasil, o Programa
Farmácia Popular vem exercendo o papel de ampliar o acesso por meio de
subsídios e co-pagamento. Os genéricos são 85% dos produtos dispensados no
programa.
Em
um ano marcado pelo fraco desempenho da economia brasileira, o mercado de
medicamentos genéricos conseguiu manter um crescimento acima da casa dos dois
dígitos em unidades, com expansão de 10,6%, superando os 7,9% registrados pelo
mercado farmacêutico brasileiro. Foram comercializadas 871,7 milhões de
unidades de medicamentos genéricos ao longo dos 12 meses de 2014, contra 788,2
milhões em 2013.
As
indústrias de genéricos realizaram vendas de R$16,2 bilhões frente aos R$13,7
bilhões registradas em 2013, o que representa um crescimento de 18,5%. Em
faturamento, o desempenho do mercado de genéricos também ficou acima da média
registrada pelo mercado farmacêutico total, que foi de 13,2%. As vendas totais
de medicamentos no varejo brasileiro somaram R$65,7 bilhões em 2014 contra
R$57,8 bilhões registrados no ano anterior.
“Com
preços, em média, 60% inferiores aos produtos de referência, os genéricos
ganham ainda mais relevância em cenários de economia estagnada e risco de
comprometimento na renda”, analisa a executiva.
(Redação
– Agência IN)"
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