Por Romana Borja-Santos23/02/2014 - 11:46
(PORTUGAL)
Sempre que um medicamento de marca deixa de estar protegido pela sua patente, há vários laboratórios que aproveitam esta janela de oportunidade para lançar no mercado versões genéricas do mesmo, as quais, por imposição legal, têm de ser 50% mais baratas que o fármaco original
Fármacos destinados ao aparelho cardiovascular são os mais afectados pelo
sucesso das marcas brancas, segundo estudo que analisou o volume de vendas dos
medicamentos entre 2003 e 2012
(PORTUGAL)
Sempre que um medicamento de marca deixa de estar protegido pela sua patente, há vários laboratórios que aproveitam esta janela de oportunidade para lançar no mercado versões genéricas do mesmo, as quais, por imposição legal, têm de ser 50% mais baratas que o fármaco original
Com os chamados medicamentos de marca branca a ganharem
cada vez mais peso, torna-se especialmente visível o impacto que têm ao chegar
ao mercado: só no primeiro ano os medicamentos de marca perdem em média 65% do
volume de vendas em termos de embalagens para os genéricos, segundo dados de um
estudo.
O trabalho intitulado “Mercado Farmacêutico Português no
Séc. XXI – Marcas Vs. Genéricos”, desenvolvido pelo investigador Alberto Castro
no IPAM – The Marketing
School, no Porto, no âmbito da tese de mestrado, mostra, porém, que
há diferenças consoante as áreas terapêuticas. E, mesmo dentro da mesma área,
há mudanças no comportamento de medicamento para medicamento, existindo alguns
que podem ultrapassar os 80% de perdas e outros que conseguiram
excepcionalmente continuar a crescer.
Alberto Castro analisou de 2003 a 2012 a evolução do
volume de vendas de todos os medicamentos de marca para o qual passou a existir
um genérico e seleccionou depois cinco classes terapêuticas em termos de peso,
onde analisou algumas tendências isoladas. Construiu, ainda, um modelo
preditivo para antecipar o comportamento de marcas que venham a perder a
patente e a concorrer com genéricos. “Apesar de termos genéricos desde 2000,
analisei os dados desde 2003, por ser a partir daí que começam a ter expressão,
que aliás vindo a aumentar devido a políticas sucessivas dos diversos
governos”, explica ao PÚBLICO.
O investigador salienta que se concentrou no volume de
vendas em unidades e não no valor, justificando que “o preço flutua muito e é
uma variável de marketing,
enquanto o volume não”. A análise permitiu perceber que foi, sobretudo, a
partir de 2007 que houve o grande revés, com os medicamentos de marca a
baixarem dos 200 milhões de embalagens vendidas e os genéricos a ultrapassarem
os 50 milhões. O crescimento dos genéricos trouxe também mudanças na liderança
das farmacêuticas, com algumas empresas recentemente criadas e dedicadas às
marcas brancas a tornarem-se líderes de mercado.
Os últimos dados da Autoridade Nacional do Medicamento
(Infarmed) indicam que em 2013, ainda sem dados relativos a Dezembro, a quota
de medicamentos genéricos nas farmácias atingiu, em termos de volume, os 27,9%.
A quota cresceu 6,3 pontos percentuais nos últimos três anos. No que diz
respeito ao valor, o preço médio caiu de 20,38 euros em 2007 para 6,88 em 2013
– o que representa uma queda de mais de 66%.
As principais conclusões do trabalho mostram que os
fármacos destinados ao aparelho cardiovascular são os mais afectados pela
entrada dos genéricos, com perdas médias de 86% logo no primeiro ano, seguidos
dos medicamentos para o sistema nervoso (40%), para o aparelho respiratório
(34%), músculo-esquelético (30%) e digestivo e metabolismo (28%). “Não esperava
um número tão elevado nos 12 primeiros meses. Talvez no máximo 40%, até por à
medida que os anos vão passando o impacto ser cada vez maior”, admite o autor.
Questionado sobre as consequências desta mudança ao fim
de dez a 15 anos de patente, Alberto Castro considera que o grande problema é
conseguir uma conjugação razoável. “É preciso um grande equilíbrio para ser
possível continuarmos a ter tecnologia a preços acessíveis mas sem comprometer
a investigação terapêutica. A área da antibioterapia é uma das que tem tido
menos desenvolvimento, precisamente por o investimento não compensar. E esse é
um dos principais motivos em termos de saúde pública para precisarmos de ter
uma utilização racional dos antibióticos de que dispomos para as bactérias não
ganharem resistências”, sublinha. O investigador alerta que “com esta
percentagem há o grande risco de a balança ficar mais do lado dos genéricos e
de as farmacêuticas que não conseguirem renovar o seu portfólio irem
desaparecendo, em especial em Portugal onde o mercado é muito pequeno e pouco
apetecível e onde vão demorar mais a chegar os inovadores”.
Em relação às diferenças, Alberto Castro defende que “a
área cardiovascular tem muito mais doentes a consumir medicamentos por serem
normalmente patologias crónicas que implicam que a medicação seja feita de
forma prolongada. Por isso, as pessoas tornam-se mais sensíveis ao preço do que
quando têm, por exemplo, de tomar pontualmente um antibiótico ou um
anti-inflamatório e em que não se compara tanto o valor e não se tem tanta referência”.
Mas mesmo dentro das patologias crónicas, o investigador
encontrou excepções. “Dentro do sistema digestivo e metabolismo, na área da
diabetes, os genéricos demoraram mais a penetrar, porque a comparticipação
chegou a ser quase total e as pessoas não tinham qualquer incentivo para mudar,
enquanto nas doenças gástricas a marca quase se eclipsou”, exemplifica,
acrescentando que outros “líderes” conseguiram-se manter à frente, aumentando
até as vendas. “Há marcas que pela sua notoriedade até têm aumentado as vendas,
como o Ben-u-ron ou a Aspirina [dois analgésicos] em que as pessoas continuam a
não pedir pela substância”, afirma. Dentro da substituição de um medicamento de
marca por um genérico, adianta que essa tendência é mais comum nos idosos “e muito
mais conversadora” na área pediátrica.
Nota C&T: Dados do mercado portuques podem ser comparados aos dados do
mercado brasileiro, uma vez que os impactos e mudanças radicais nestes mercados
têm semelhanças, não só nesses mercados, mas em qualquer outro país. Os
genéricos podem trazer muitos benefícios econômicos e acessibilidade, mas não
podemos esquecer alguns efeitos colaterais, exemplo: falta de investimentos em
novas descobertas. O que motiva uma Indústria à desenvolver uma nova
antibioticoterapia se em no máximo 15 anos depois são lançados os genéricos e o
de referência perderá mercado ou simplesmente será extinto?
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