segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mercado farmacêutico independente encontra alternativa para sobreviver diante da opressão das grandes redes de farmácias.

Crescimento da venda de HPC leva indústria investir em farmácias e drogarias independentes
05/08/2011 - 08:57
O aumento do consumo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos faz a indústria investir, cada vez mais, nas farmácias independentes, por intermédio de distribuidoras regionais.
Se já em 2010, os números apontavam um crescimento da quantidade de lares que preferiram comprar produtos de higiene e beleza no canal farma (aumento de 740 mil lares de 2009 para 2010, de acordo com estudos da Nielsen), 2011 promete ser ainda maior. De fato, isso deve ocorrer principalmente por alguns fatores: 1) Regulamentação da Anvisa (RDC 44/2009) de colocar os medicamentos atrás do balcão | 2) Ampliação dos gastos da classe C (indústria produzindo novos formatos de embalagens e produtos com preços mais acessíveis) | 3) Aumento dos gastos na classe A/B focado em produtos premium (produtos ainda mais sofisticados) | 4) Lançamentos e aumento da distribuição de produtos de alto valor agregado focados no canal farma, por exemplo: dermocosméticos, nutricosméticos, perfumes e maquiagens de luxo | 5) Lançamentos de produtos de fabricantes líderes exclusivos para o canal farma.
“Com mais espaço disponível nas prateleiras, depois da resolução da Anvisa, a indústria está atenta ao potencial do mercado e tem procurado nossos associados para que os produtos de higiene e beleza sejam distribuídos ainda mais nas farmácias e drogarias e principalmente nas independentes”, afirma Juliano Vinhal, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais [www.abradilan.com.br].
Um exemplo é a Elite Distribuidora. “Antes do crescimento da venda de produtos de higiene e beleza e da resolução da ANVISA, éramos pouco procurados pela indústria para escoar o material para as farmácias independentes. Agora o segmento já responde por uma parcela razoável dos nossos negócios e tem se tornado cada vez mais promissor”, diz João Marchiori, diretor da Elite Distribuidora.
Isso também fica comprovado em uma enquete realizada pelo site da Abradilan com os seus associados. A pesquisa demonstrou que 46,67% dos participantes projeta um crescimento de 11 à 20% nas vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Resultado completo da enquete:Percentual de associados que participaram da enquete Projeção de crescimento nas vendas de HPC em 2011: 13,33% ..Até 10,0% | 46,67%.. De 11 à 20,0% |20,0% ..De 21 à 30,0% |6,67%.. De 31 à 40,0%|13,33% ..Acima de 40,0%.
Perfil-Abradilan [www.abradilan.com.br]-Constituída em 1998, a Abradilan – Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – é formada por empresários do segmento farmacêutico interessados em divulgar e aprimorar a distribuição de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro. Com 118 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços. A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2011, a 7ª edição do evento ocorreu em Belo Horizonte no mês de março movimentando R$ 210 milhões em novos negócios, recebendo mais de 16 mil visitantes. Em 2012, o evento será realizado em S&a tilde;o Paulo, entre os dias 21 a 23 de março, no Transamérica
Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=167765

Nenhum comentário:

Postar um comentário